segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Pequim: O que é a poluição?


A vista do meu quarto, hoje às 9 horas da manhã. Do 13.º lugar que habito, no Hotel Jingmin, geralmente consigo ver um bocadinho do «Cubo» e outro bocado do «Ninho». Só não os vejo por causa dos prédios do outro lado da rua. Esta manhã, no entanto, mal via o grande ecrâ instalado na enorme torre do complexo Juga (onde também existe um hotel de... sete estrelas). Se este nevoeiro é poluição, desconheço-o, por completo. Como também não podia afirmar que o ar estava limpo na sexta-feira e no sábado, só porque o céu estava limpo e azul. Mas sei, também, que essa não tem sido a regra de muitos dos jornalistas por aqui, capazes de se armarem em «homens do tempo» só porque o céu está azul ou cinzento. Não é exagero, não. Até a BBC difundiu uma reportagem a declarar que Pequim tinha ganho a batalha contra a poluição, na sexta-feira, quando o dia amanheceu azul. A peça, todavia, não citava qualquer fonte meteorológica, técnica ou científica. Era mais ou menos como medir a intensidade do vento pondo o dedo no ar.
Hoje o dia amanheceu cinzento e assim se manteve até ao pôr-do-sol. Segundo os serviços meteorológicos oficiais de Pequim, a qualidade do ar é de boa qualidade, pelo menos em relação às partículas de monóxido de carbono.
A partir de hoje, passarei a publicar aqui, diariamente (se o conseguir...) o meu boletim meteorológico: a fotografia matinal tirada da janela do meu quarto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois, com os media é mais ou menos o mesmo que com o govreno chinês: Nunca se sabe se estão a falar verdade.

Anónimo disse...

Com os media ... e com os meteorologistas.... Este não ia ser um Verão com temperaturas recorde em Portugal??