terça-feira, 12 de agosto de 2008

Judo: Balanço aquém das expectativas

O chefe da delegação de judo, Frederico Salgado, considerou que a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Pequim «foi positiva, embora tenha ficado abaixo das expectativas».
«De uma forma global, os resultados não espelham o valor dos atletas que trouxemos», considerou, referindo-se, nomeadamente à vice-campeã do mundo, Telma Monteiro, e ao campeão europeu, João Neto, ambos classificados em 9.º lugar, tal como Pedro Dias.
A melhor classificação acabou por ser a de Ana Hormigo (7.º lugar), a atleta sobre quem havia menos expectativas e com classificação mais baixa no ranking.
«Embora ainda seja cedo, penso que, apesar de tudo, de uma forma global o judo vai conseguir dos resultados mais honrosos de Portugal nestes Jogos. Não sei que outras modalidades vão conseguir ter quatro atletas entre os 10 primeiros e um outro em 11.º lugar», considerou ainda Frederico Salgado.
João Neto, apesar de se mostrar desiludido com a sua classificação (tinha sido 7.º em Atenas), tentou manter o pensamento positivo: «Claro que não estou contente, mas se olhar para o que fiz no último ano e meio, em que me tornei campeão da Europa e liderei o ranking mundial, acho que só tenho que me sentir orgulhoso.»
Embora considere que a arbitragem foi prejudicial para outros atletas - nomeadamente para com Telma Monteiro e João Pina - o judoca não sente razões de queixa no seu caso.
«A decisão dos árbitros no combate com o coreano foi justa. Depois, no último combate, a culpa foi só minha. Tive um momento de descontração e isso é fatal a este nível - o polaco pegou-me e projectou-me», contou.

Sem comentários: