quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Pequim: A prova do hot-pot



Ao fim de uma semana em Pequim, experimentei finalmente o hotpot, uma espécie de fondue e que é um dos pratos mais populares da China, oriundo da região de Sichuan, uma das mais ricas em termos gastronómicos.
A experiência foi... para repetir. E acabou por ser extremamente divertida. Como sempre, em Pequim, o restaurante tinha para aí uma empregada de mesa para cada dois clientes. Ou melhor: para cada lugar sentado. Como o restaurante estava com menos de meia casa (já fui jantar por volta das 20.30, hora quase da ceia segundo os horários daqui), havia uma profusão de empregadas por todo o lado. E com uma vontade louca de aprender a falar inglês. O jantar foi assim passado todo a conversar, e com elas a rirem-se da minha inabilidade para o fondue, sobretudo a minha ignorância sobre o que devia ir para a panela e o que devia ser comido cru.
Algumas delas, exibiam também a braçadeira de vigilantes durante esta época dos Jogos Olímpicos. Ao que parece há por esse mundo muita gente assustada com os milhares de vigilantes existentes em Pequim. Estas, a mim, não me assustaram nada. Até me ensinaram a comer hot-pot... e fartamo-nos de rir.

Sem comentários: