quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Atletismo: O esforço de Usain Bolt


Quem o viu e quem o vê. No sábado, depois de bater o recorde mundial dos 100 metros, Usain Bolt apareceu eufórico e brincalhão na conferência de Imprensa. Hoje, depois de deixar o recorde do mundo dos 200 metros em 19,30 s, já parecia outro. Continuava bem disposto, mas notava-se que estava tremendamente exausto, a acusar o esforço de muitas corridas em poucos dias e, acima de tudo, daquilo que teve que dar na pista para poder destronar Michael Johnson.
Ele foi o próprio a reconhecer esse cansaço. E o esforço adicional que fez para se apoderar do recorde: «Este era o maior sonho da minha vida. Desde os 15 anos que sonhava com isto.»
Esse querer e vontade fizeram, de facto, a grande diferença face à corrida dos 100 metros, em que terminou a comemorar. «Eu já tinha o recorde dos 100 metros, não era nada que perseguisse. Por isso, quando percebi que ia ser campeão olímpico, fiz aquilo e celebrei, porque não estava a pensar no recorde. Eu só queria ganhar.»
«Esta noite foi diferente», continuou. «Desta vez, eu corri para o recorde. Queria ganhar e bater o recorde com que sonhava desde os 15 anos. Era a ocasião ideal: estou em grande forma e tinha que aproveitar esta pista rápida do Estádio de Pequim. Por isso, antes da prova começar disse para mim mesmo que ia deixar tudo na pista. Todas as forças que tivesse dentro de mim.»
E foi o que fez. Daí o seu ar exausto, quase hora e meia depois da final. «Agora só quero ir dormir», confessou.
Mas, se calhar, não vai ser fácil. Aqui em Pequim já passa da meia-noite. Já estamos a 21 de Agosto, o dia em que Usain Bolt celebra 22 anos. Se calhar, os outros elementos da delegação jamaicana não o vai deixar descansar tão cedo na Aldeia Olímpica.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande Bolt!
Merece um título a bold...