Milorad Cavic é um dos grandes nadadores mundiais, um dos mais rápidos do planeta a nadar mariposa, mas parece estar condenado a ser notícia mais pelas suas posições fora de água do que dentro da piscina.
Em Março, nos europeus de natação, venceu os 50 metros mariposa, mas o que ficou na memória foi a sua subida ao pódio com uma T-shirt em que se lia «Kosovo é Sérvia». Uma declaração que originou a sua expulsão da competição, chegando mesmo a temer-se a sua participação nos Jogos Olímpicos.
Agora, após perder a final dos 100 metros mariposa com Michael Phelps pela margem mais mínima que é possível (1 centésimo de segundo!), Cavic ganhou o aplauso geral ao ser o primeiro a reconhecer a derrota e terminando, logo aí, com o protesto formal que os dirigentes sérvios estavam dispostos a accionar.
Resta apenas recordar que este Cavic nasceu e vive na Califórnia. Se quisesse podia competir pelos Estados Unidos, mas preferiu fazê-lo pela Sérvia dos seus pais, onde é considerado quase um herói nacional. Ou antes: um anti-herói.
(Foto submarina: EPA/Patrick B. Kraemer - Phelps está à esquerda, de tronco nu)
sábado, 16 de agosto de 2008
Natação; Milorad Cavic, o anti-herói
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário