domingo, 17 de agosto de 2008

Natação: Michael Phelps cumpriu o sonho


Grande ambiente, esta manhã, no Cubo de Água. Milhares de espectadores, quase todos munidos de câmaras fotográficas ou de vídeo, dispostos a presenciar um momento que ficará, durante muito tempo, na história dos Jogos Olímpicos: iam ser testemunhas da conquista da oitava medalha de Michael Phelps, em Pequim.
Sem bilhete para os lugares reservados à comunicação social - a natação em Pequim, tal como sucedia em Sydney, não permite a entrada de todos os jornalistas credenciados - tentei entrar, com a credencial, pela porta do público. E consegui-o sem a menor dificuldade. Sentei-me entre uma família de australianos e um casal de chineses. Todos estavam ali pelo mesmo objectivo: Michael Phelps.
E tudo correu como previsto. Na última prova da jornada, e a derradeira da competição de natação no «Cubo de Água», a equipa de 4x100 metros estilos fez o seu trabalho habitual desde que a prova foi introduzida nos Jogos Olímpicos de 1960: ganhar a medalha de ouro (e com mais um recorde do mundo).
Michael Phelps fez o terceiro percurso, o da mariposa, e concentrou, naturalmente, todas as atenções.
Depois, no pódio, mostrou uma emoção rara, que não se tinha visto antes, nas sete medalhas anteriores. Na conferência de Imprensa, Phelps explicou, sempre com um discurso muito fluente, o porquê daqueles olhos raiados de lágrimas ao receber a medalha: «Ao longo da minha vida, tive muitos sonhos, tracei muitas metas. Mas este foi o sonho maior de todos, aquele que muitos julgavam impossível. E, ao receber a medalha, senti que estava a realizá-lo, a cumpri-lo. Foi então que me lembrei de tudo o que passei para o alcançar. A minha vida correu, naqueles segundos, pela minha cabeça. Até o episódio daquela professora de Inglês que um dia chamou a minha mãe para lhe dizer que eu nunca seria bem sucedido, pois era incapaz de me concentrar no que quer que fosse. Mas eu cumpri o meu maior sonho.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Ele é tão feio como parece nas imagens?