Na zona internacional da Aldeia Olímpica - o espaço onde os atletas, convidados e jornalistas se podem cruzar, com menos medidas restritivas que a zona residencial - existem uma série de serviço e lojas: um mini-mercado, um banco, uma loja dos correios, outra de computadores, um cabeleiro, um centro de aprendizagem de chinês, uma agência de viagens e uma livraria.
Não é grande coisa a livraria, mas sempre é um dos locais onde se podem comprar alguns jornais estrangeiros (o «South China Morning Post», de Hong Kong, no próprio dia, os outros europeus ou americanos com uns dias de atraso), umas revistas e apreciar os livros que se expõem nas poucas prateleiras do espaço. São quase todos sobre a China e a cultura chinesa: livros de viagens, de filosofia, sobre gastronomia, costumes, medicina tradicional e, numa prateleira inteira, uma secção dedicada ao «nu artístico». Isso mesmo: uma série de livros de fotografia, com bom ar, mas só modelos nus.
A graça é depois ficar por lá um tempo, a ver os representantes de alguns países que, discretamente, se dirigem à prateleira para ver coisas proibidas nos seus países. Os chineses às vezes têm coisas esquisitas!
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Aldeia Olímpica: A livraria... artística
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Caro Rui,
Serve este texto para chamar atenção para uma imprecisão (erro) que vários jornalistas, pivôs, atletas, treinadores, dirigentes desportivos, comentadores desportivos, políticos, cronistas, etc, têm cometido ao longo dos últimos dias (também na nossa Visão). Esta inexactidão acontece quando se referem aos Jogos Olímpicos como Olimpíadas.
Na realidade a palavra olimpíada tem no latim (olympĭas, adĭs ou olympiadis) a sua origem etimológica, designando um espaço de quatro anos, ou o período de quatro anos decorrido entre duas celebrações consecutivas dos Jogos Olímpicos.
No entanto a palavra na sua forma plural - olimpíadas - é frequentemente utilizada para designar os Jogos Olímpicos, o que não é correcto, e passo a explicar.
Está a decorrer a celebração (durante exactamente 16 dias - duração oficial) em Pequim da 26ª edição dos Jogos (Olímpicos), da XXIX olimpíada (Games of the XXIX Olympiad). Esta diferença (29 olimpíadas e 26 Jogos Olímpicos) deve-se ao facto de não se terem celebrado os Jogos das VI, XII e XIII Olimpíadas de respectivamente Berlim em 1916, Londres em 1940 e Londres em 1944, devido às I e II Guerras Mundiais. Ou seja estamos a viver neste momento os últimos dias da Olimpíada de Pequim, onde entre 9 e 24 de Agosto se celebraram os Jogos Olímpicos. Em 25 de Agosto inicia-se a Olimpíada de Londres que irá terminar no último dia dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. E assim sucessivamente.
Luís Cunha Lisboa
Enviar um comentário