sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Futebol: Kaká quer jogar em Pequim 2008


Depois de juntar todos os prémios de melhor futebolista de 2007 aos títulos de campeão mundial (em 2002, sob o comando de Scolari) e da Liga dos Campeões, o brasileiro Kaká quer somar mais uma medalha ao seu palmarés: a do torneio olímpico de Pequim 2008.
O avançado do AC Milan, de Itália, manifestou o desejo de integrar a selecção brasileira aos Jogos de Pequim, em busca, mais uma vez, do único título que falta à «canarinha»: o olímpico.
Caso seja um dos atletas presentes em Pequim, Kaká estará, no fundo, a continuar uma linhagem de grandes futebolistas que, ao longo dos anos, participaram em Olimpíadas, mesmo que esse facto nem sempre seja devidamente referenciado nos seus currículos. Mas há muitos e bons exemplo.
Recordemos alguns, em cada edição dos Jogos:
Londres, 1948: Nils Liedholm (Suécia), ganhou a medalha de ouro.
Helsinquia, 1952: Feren Puskas (Hungria) ganhou a medalha de ouro nuns Jogos em que também participaram Vavá (Brasil) e Boskov (Jugoslávia).
Melbourne, 1956: Lev Yashin (URSS) ganhou a medalha de ouro.
Roma, 1960: Os italianos Giovanni Trappatoni e Giovanni Rivera falharam, por um triz, a subida ao pódio, ao perderem o jogo para o terceiro e quarto lugares frente à selecção da Hungria.
Munique, 1972: Lato (Polónia) ganhou a medalha de ouro, nuns Jogos em que também participaram Oleg Blokhin (URSS), Ulrich Hoeness e Ottmar Hitzfeld (Alemanha).
Montreal, 1976: Os franceses Michel Platini, Jean Fernandez e Patrick Battiston ficaram em 5.º lugar, num torneio ganho pela Alemanha de Leste.
Moscovo 1980: O guarda-redes Rinat Dasayev foi um dos integrantes da selecção soviética que se classificou em terceiro lugar, imediatamente à frente da Jugoslávia de Ivkovic (Sporting).
Los Angeles, 1984: A França, de Guy Lacombe e José Touré, venceu, na final, o Brasil, de Mauro Galvão e Dunga, num torneio em que também participaram Ivkovic (Jugoslávia), Andreas Brehme (Alemanha) e Franco Baresi, Tancredi, Vierchowod e Zenga (Itália).
Seul, 1988: No primeiro torneio olímpico em que participaram, livremente, os futebolistas profissionais, os soviéticos Kuznetsov, Mykhailychenko e Dobrovolsky venceram, na final, o Brasil, de Taffarel, Romário, André Cruz (Sporting), Aloísio (FC Porto) e Bebeto. Entre os outros olímpicos, estiveram os alemães Jurgen Klinnsmann e Thomas Hassler (3.º lugar), os italianos Carnevale, Ferrara e Tassotti (4.ºs), o argentino Mauro Airez (Belenenses e Benfica) e o sueco Jonas Thern (Benfica).
Barcelona, 1992: Os espanhóis Luís Enrique, Guardiola, Amavisca, Ferrer, Abelardo, Kiko e Alfonso venceram, na final, a Polónia de Juskowiak (Sporting), num torneio abrilhantado ainda pelos italianos Dino Baggio e Demetrio Albertini (5.º lugar), o paraguaio Carlos Gamarra (Benfica) e o sueco Tomas Brolin.
Atlanta, 1996: Um golo de Amunike (Sporting), no último minuto, deu a vitória à Nigéria (ainda com Kanu, Taribo West, Okocha, Ikpeba e Amokachi) na final sobre a Argentina, de Carlos Bossio (Benfica), Ayala, Zanetti, Claudio Lopez,Simone, Crespo. Ortega e Sensini. Portugal, com Peixe, Beto, Nuno Gomes, Capucho, Rui Jorge, Vidigal e Kenedy, foi copiosamente derrotado pelo Brasil (5-0) no jogo para a atribuição da medalha de bronze, muito por culpa do poder ofensivo de uma selecção que incluía nomes como Roberto Carlos, Bebeto, Juninho, Rivaldo e Ronaldo. No torneio participaram ainda os franceses Makelele, Robert Pires e Sylvan Wiltord, e os espanhóis Mendieta, Raúl, Morientes e De la Peña.
Sydney 2000: Os Camarões, com Samuel Etoo e Meyong (Belenenses) venceram, na final, a Espanha, de Xavi, Puyol e Marchena, num torneio em que também brilharam Zamorano, Contreras e Rodrigo Tello (Chile), classificados em terceiro lugar, Ronaldinho (Brasil), Pirlo (Itália) e McCarthy (África do Sul).
Atenas, 2004: A Argentina, com Lucho Gonzalez, Ayala, Heinze, Saviola e Tevez, ganhou a mdelha de ouro, na final, frente ao Paraguai, de Gamarra e Gimenez. Em terceiro lugar ficou a Itália, com Pirlo, DeRossi e Gilardino. Portugal, com Cristiano Ronaldo, foi eliminado logo na primeira fase.

1 comentário:

Anónimo disse...

Kaká GOSTOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
E LA NA MINHA HUMILDE RESIDÊNCIAAA
VOOC AKELEE MEU DELICIOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO