Sucedem-se as notícias sobre os apelos de boicote e campanhas de protesto aos produtos chineses na China. Tudo por causa da «recepção» dada em Paris à tocha olímpica. E das declarações de Sarkozy a admitir um boicote à cerimónia de abertura dos Jogos.
Há sinais que não podem ser ignorados.
A polémica da tocha começa, de facto, a dividir o mundo em dois blocos. E os franceses arriscam-se a ficar isolados no meio disto tudo. É preciso não esquecer que, em 2012, os Jogos serão em Londres e, nem que seja só por causa disso, há um lado institucional que os ingleses vão ter que manter com a China. Por exemplo este: a 24 de Agosto, na cerimónia de encerramento, o mayor de Londres (qualquer que saia vencedor das eleições de 1 de Maio) vai ter de subir ao palco principal do estádio para receber a bandeira olímpica das mãos do seu homólogo de Pequim. E uma vasta delegação britânica vai ser obrigada a acompanhar os Jogos de Pequim a par e passo e bem por dentro, como forma de perceber todos os problemas de organização de um acontecimento com esta complexidade.
Ou seja: os ingleses, quer queiram quer não, vão ter de estar em Pequim. E com um forte nível de colaboração.
No meio disto, percebe-se até alguma desta «má vontade» francesa para com o movimento olímpico (criado, precisamente, por um francês, o barão Pierre de Coubertin): afinal de contas, Paris até perdeu para Londres a organização dos Jogos de 2012. E isso é algo que os chineses sabem muito bem e que, de certeza, ainda irão aproveitar como argumento nos próximos tempos.
domingo, 20 de abril de 2008
Pequim: Chineses boicotam produtos franceses
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Impressora e Multifuncional, I hope you enjoy. The address is http://impressora-multifuncional.blogspot.com. A hug.
Enviar um comentário