domingo, 6 de abril de 2008

Tocha em Londres (1): O que se vê e lê no Ocidente


A passagem da tocha olímpica por Londres, a cidade europeia com maior número de chineses (80.000), é a história do dia para grande parte das agências noticiosas e edições on-line dos jornais europeus. E todos são unânimes na sua perspectiva, resumida, aliás, no título da notícia principal da agência Reuters: «Protestos interrompem estafeta da chama olímpica por Londres».
O primeiro parágrafo da notícia, assinada por Raissa Kasolowsky e Katherine Baldwin, é também elucidativo da abordagem seguida pela agência: «Milhares de manifestantes empunhando bandeiras do Tibete e gritando slogans contra a China interromperam a estafeta da tocha olímpica em Londres, no domingo, um dia que tinha sido anunciado como de paz e harmonia».
Em todos os órgãos de informação do Ocidente, o relevo foi sempre dado aos incidentes com os manifestantes, à acção da polícia (que deteve algumas dezenas de militantes pró-Tibete), e às medidas de segurança em redor da tocha, ilustrado com fotos da do estlo que abre este post. Em plano secundário, surgiam as referências às condições meteorológicas (Londres esteve debaixo de um forte nevão), à particpação de Gordon Brown e à presença de Steve Redgrave (o mítico remador com cinco medalhas de ouro em cinco Jogos consecutivos).
Alguns exemplos do que se lê por aí:
El País (Espanha): «Detenidos pro tibetanos al intentar apagar la llama olímpica.
La tensión se adueña del recorrido de la antorcha por Londres.- Los manifestantes portaban extintores.- Al menos 30 personas arrestadas por varios incidentes.»
Le Figaro (França): «Relais mouvementé de la flamme olympique. A Londres, le relais a été émaillé d'incidents entre la police et des manifestants anti-chinois, qui ont tenté de s'emparer du flambeau ou de l'éteindre au moyen d'extincteurs.
Lire aussi: Une flamme protégée comme un chef d'Etat.»
Guardian (Reino Unido): «Extra police called in as Olympic protests continue.
Police have been forced to bring in reinforcements to marshal the torch relay through London after further demonstrations at China's human rights record
In pictures: Olympic protests»
Público (Portugal): «Tocha foi arrancada das mãos de apresentadora de TV.
Londres: 18 detidos em distúrbios durante percurso da chama olímpica»

2 comentários:

Anónimo disse...

Amiable brief and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you seeking your information.

Anónimo disse...

Easily I assent to but I think the post should have more info then it has.