sábado, 12 de julho de 2008

Grandes histórias para Pequim (1): Eric Shanteau


O que se faz quando, a um mês dos Jogos Olímpicos, se descobre que se tem cancro e os médicos recomendam uma operação cirúrgica imediata? Adia-se o sonho ou arrisca-se na sorte? Eric Shanteau, nadador norte-americano de 24 anos, campeão mundial universitário, em 2005, dos 200 e 400 metros bruços não mostrou grande hesitação quando os médicos lhe deram a notícia e aconselharam a intervenção cirúrgica. «Adiamos isso para Setembro, agora tenho um sonho olímpico para cumprir», disse-lhes ele.
Até ao fim da sua participação em Pequim, Eric Shanteau vai ser vigiado diariamente pelos médicos, de forma a apurar como a doença evolui. Se existirem sinais de que o cancro testicular está a alastrar aceitará ser operado, caso contrário irá continuar a treinar e a competir como se nada fosse. Ou talvez com uma motivação suplementar.
O cancro nos testículos é normalmente diagnosticado nos homens entre os 15 e os 35 anos. E vários atletas têm sofrido com essa doença, mas recuperado e regressado à competição. Foram os casos do ciclista Lance Armstrong e dos futebolistas Penev e Molina.

Sem comentários: